quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Vacina contra febre amarela no Recife só será aplicada em quem comprovar viagem para área de risco

Secretário de Saúde, Jailson Correia apontou, nesta quarta-feira (17), que vigilantes estão orientados a pedir o comprovante.


Diante das filas que se formaram em unidades de saúde municipais e clínicas particulares em busca da vacina contra a febre amarela, o secretário de Saúde do Recife, Jaílson Correia, alerta que a imunização deve se restringir a pessoas com viagem marcada para áreas de risco. “Para tomar a vacina na rede municipal, é preciso apresentar o comprovante. Esse documento está sendo exigido”, afirmou nesta quarta-feira (17).
Segundo Correia, em toda a rede municipal de saúde do Recife, 13 postos estão aptos a receber as pessoas que marcaram viagem para áreas de risco, como São Paulo e outros estados do Sudeste brasileiro, além de países do exterior. “Centralizamos o serviço nessas unidades. É possível consultar a lista no site da prefeitura”, declarou.
O gestor de saúde informou que podem tomar vacina contra a febre amarela pessoas de nove meses a 59 anos de idade. “Idosos, gestantes e mães que estão amamentando só podem se imunizar se apresentarem a prescrição médica. Caberá ao profissional de saúde avaliar se é válido receitar a vacina para esse público”, observou.
Outra questão que deve ser levada em conta é o prazo para a imunização. É preciso tomar a vacina até 10 dias antes da viagem. Assim, o organismo ganha tempo para produzir os anticorpos.
"Quem estiver com viagem para área de risco em fevereiro, por exemplo, deve procurar os postos agora, mas só se for necessário. Quem puder, deve reagendar a viagem para poder se certificar de que o perído será cumprido para garantir a imunização”, acrescentou.
G1 FONTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juiz proíbe Lula de sair do país

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva está impedido de sair do país. A ordem foi decretada pelo juiz Ricardo Leite, da Justiça Federal...